Direção Defensiva

Não pense que ficar longe de acidentes é uma questão de sorte. A todo momento, os princípios básicos de Direção Defensiva devem ser lembrados para evitar problemas no trânsito.

E não há nada de complicado, pois dirigir de forma defensiva é praticar cinco princípios básicos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação. Ou seja, basta manter o carro em ordem, conduzir com cuidado, sinalizar conversões, usar retrovisores, planejar manobras e até ter cuidado ao abrir as portas do veículo.

Além de dominar as leis de trânsito, é necessário conhecer as particularidades do veículo e saber como agir em condições adversas. Chuva, por exemplo, requer atenção especial e não é raro que uma freada brusca faça o carro deslizar (aquaplanagem). Se for de granizo, a recomendação é parar em lugar protegido (nunca sob árvores), pois há risco de quebrar o parabrisa. Além das condições climáticas, as próprias ruas, estradas e avenidas têm suas próprias condições adversas, como erosão e buracos.

Mas o motorista que segue as recomendações da Direção Defensiva verifica com frequência os itens básicos de funcionamento e segurança de seu carro. E nesta lista estão lâmpadas e retrovisores, palhetas e limpadores de vidro, amortecedores e suspensão, rodas e pneus, direção, buzina, freios e outros itens obrigatórios, como estepe, macaco e triângulo.

Frenagem sem obstáculos Situações no trânsito
;
Cuidados na direção Comportamento no trânsito
>> vídeos compartilhados via yotube.com - responsabilidades dos autores que podem vir a apgar o conteúdo sem qualquer aviso .